Depois de pouco mais de 20 anos no mercado corporativo, 15 deles dedicados ao mundo de dados, resolvi que chegou a hora de colocar em prática um projeto pessoal que há muito habitava meu subconsciente.
Durante muito tempo na minha vida profissional me peguei imaginando como eu poderia usar todo o aprendizado e experiência que adquiri dentro de uma megacorporação para ajudar as médias e pequenas empresas brasileiras a aperfeiçoarem os seus processos de gestão e melhorarem seus resultados.
Dilemas e Motivações …
Explico esse dilema: eu cresci dentro de uma família de pequenos empreendedores. Daqueles negócios que começam de quase nada, com capital de giro super controlado, vivem do suor do próprio empresário e seus familiares, têm nada ou quase nada de acesso à educação e inovação, processos significam a palavra do dono, gestão é quase que uma planilha de excel apenas e tomada de decisão é feita no susto, com uma enorme dose de achismo e motivada quase sempre pela necessidade urgente de sobrevivência do negócio.
Obviamente esse negócio está fadado ao fracasso e foi o que aconteceu com a minha família. Quebramos antes que eu pudesse concluir a faculdade. Que diga-se de passagem foi concluída sobre duras penas, pois esse tipo de negócio rouba um enorme tempo das pessoas envolvidas, gasto com uma pá de tarefas braçais e repetitivas. Como resultado, fiquei traumatizado. Prometi para mim mesmo que iria sair da faculdade, entrar numa grande empresa e fazer carreira por lá, sem nunca mais me aventurar com um empreendimento próprio.
Durante 20 anos, foi o que fiz, mas a verdade é que a cada coisa nova que tive acesso, cada curso que fiz, cada metodologia que aprendi, eu sempre me peguei pensando: “ como seria diferente se eu soubesse isso na época que vivia daquela pequena empresa…”. Porém a vida corporativa também te consome demais. Você entra na roda viva de apagar um fogo a cada minuto, administrar conflitos e interesses a toda hora e ainda brigar pela sua própria progressão de carreira e vai deixando esses fantasmas e desejos ocultos de lado.
A verdade é que ainda não abandonei o mundo corporativo e provavelmente não farei enquanto me sentir útil e motivado, mas felizmente a vida me deu a estabilidade que precisava para começar um projeto pessoal paralelo.
Tenho visto que muitas empresas de tamanho até razoáveis ainda carecem de um tipo de conhecimento que faltou para mim e para a minha família há 20 anos atrás. O problema é que o custo do acesso a esse tipo de conhecimento ainda é muito alto para a maioria das pequenas e médias empresas brasileiras. Não pela dificuldade de acesso às plataformas de treinamento ou boas ferramentas que auxiliem na gestão. O maior custo ainda continua sendo o tempo. Quem vive de um pequeno negócio precisa dedicar o seu tempo e dos poucos funcionários, que consegue manter em folha de pagamento, se especializando no seu negócio. Não dá para se dar ao luxo de se dedicar à um MBA de ponta ou um treinamento e certificação de um excelente software de análise de dados que vai transformar a forma como gerencia o seu pequeno negócio. E dessa forma muitos médios e pequenos negócios continua sucumbindo, mesmo diante de muito suor despendido pelos seus heroicos empreendedores.
O acesso a tecnologia e boas ferramentas de gestão também não é tão simples como se propaga por aí. É verdade que muitas dessas ferramentas estão muito mais acessíveis, que os empreendedores em geral possuem cada vez mais familiaridade com tecnologia e mais abertos a usar dados nas suas tomadas de decisão. Por outro lado, também é verdade que muitos desses mesmos empresários priorizam gastar seu tempo avaliando e se aprimorando em técnicas e tecnologias que estão diretamente associadas ao negócio core das suas empresas.
Outra verdade que descobri no mercado corporativo é que existem ótimas empresas de consultoria empresarial que realmente têm a capacidade de ajudar as empresas a multiplicar seus resultados. Todavia, o modelo de atuação e a estrutura dessas empresas impossibilitam que elas pratiquem preços que sejam acessíveis à média e a pequena empresa.
Visão e Parcerias …
Ao longo da minha carreira tive a oportunidade de construir uma rede de relacionamento bastante grande, com pessoas altamente capacitadas, que compartilham de sentimentos e ambições parecidas com as minhas. Pessoas, que possuem suas carreiras consolidadas e que por ambição ou ideologia estão dispostas a assumir compromissos e atividades paralelas às suas atividades profissionais atuais.
Uma dessas pessoas é um técnico altamente capacitado, viciado em trabalho assim como eu. Ou amenizando o termo. Um cara que gosta tanto do que faz que vê como hobbie o seu próprio trabalho. Nas suas horas livres ele desenvolveu um software de automatização de processos de transformação de dados, muito baseado nos desafios e problemas que os engenheiros de dados enfrentam no dia a dia.
O software possui a simplicidade característica de uma ferramenta que foi desenvolvida e mantida por uma única pessoa, mas também a praticidade, objetividade e atualidade de um software desenvolvido por alguém que pensa nas soluções baseadas diretamente nas suas dores diárias e reais do mundo corporativo.
Durante muitos anos esse software foi distribuído de forma gratuita e propagado entre algumas empresas no Brasil e no exterior graças a pessoas que trabalharam conosco, utilizaram e gostaram na ferramenta. Essas pessoas que ajudaram a propagar a distribuição desse software também foram os grandes impulsionadores para as evoluções e melhorias que foram sendo incluídas na ferramenta. Todas voltadas a atender necessidades do dia a dia, sempre com objetividade e sem grandes sofisticações.
Depois de anos de evolução o software atingiu um nível de maturidade e robustez que merece uma estrutura maior para implantação de novas funcionalidade e principalmente para a prestação de suporte aos usuários da ferramenta. O caminho natural nesses casos seria a venda para uma grande distribuidora de software que provavelmente passaria a comercializar a preços comparáveis às principais ferramentas de mercado atuais. Todavia, da mesma forma que eu tenho um desejo de ajudar a massificar a prática de Business Intelligence em empresas de todos os portes, o idealizador desse software também tem o sonho de vê-lo em uso em uma massa de empresas, facilitando a vida de inúmeros engenheiros de software.
Compartilhando de ideias e ideais parecidos resolvemos estabelecer uma parceria e criamos a Solve Data Tech. Entendemos que um bom software sem uma equipe experiente e com visão de negócio não vai agregar valor para nenhuma empresa. E uma boa equipe que dependa de ferramentas muito caras só será útil a empresas com alta capacidade de investimento.
A Solve Data Tech …
Então a Solve nasce com um propósito de massificar a cultura de uso de dados nas empresas, em especial pequenas e médias empresas no Brasil. A Solve nasce também com a convicção de que esse propósito só se realizará se conseguirmos prestar serviços de qualidade a preços acessíveis e que essa missão só é possível se for realizada com a ajuda de outros parceiros profissionais que conhecemos ao longo da nossa trajetória profissional.
Nosso objetivo é manter uma estrutura de capital muito enxuta, com pouca mão de obra fixa contratada e estabelecer uma nova parceria com profissionais independentes e experientes a cada projeto. Para esses parceiros a Solve será uma fonte de renda extra e a possibilidade de aprender ainda mais com a atuação em projetos de diferentes mercados.
Esse modelo de parceria se estende aos nossos clientes. Mantemos a máxima transparência no relacionamento com os nossos clientes e buscamos sempre o estabelecimento de contratos que atendam os interesses de ambos os lados, do ponto de vista de custo, prazo e período de atuação do nosso time.
Nesse espírito a Solve Data Tech pretende prestar serviços de desenvolvimento e licenciamento de softwares e outras soluções de dados. Sustentação de processos operacionais de transformação de dados, além de consultoria de apoio ao negócio nos mais diversos tipos de uso do dado com o fim de rentabilização e aumento de produtividade das empresas clientes.
Com a Solve Data Tech temos a ambição de levar experiencia e profissionalismo às áreas de dados de médias e pequenas empresas que, assim como nós, acreditam que o uso de dados com inteligência pode transformar um negócio e ser o diferencial para o seu sucesso.